Dieta Dukan: O começo

Bom, antes de começar, é importante que você saiba algumas coisas:

O famoso doutor Dukan é esse senhor aí da foto com cara de gente legal e amiga. O que ele de fato é:



Na biografia oficial em seu site, consta que começou a exercer a neurologia, sua especialidade médica no início da carreira, em uma pequena clínica de Montparnasse (Paris). À tarde, atuava como médico de família, e foi então que uma de suas consultas mudaria a sua vida. “Um dos meus pacientes era obeso, jovial, culto”, relata ele na biografia. “Um dia, me perguntou como podia perder peso. Eu lhe disse que não sabia nada de nutrição.”
Diante da insistência do paciente e do seu desejo de não renunciar à carne, Dukan lhe prescreveu um regime baseado “no consumo de carne o menos gordurosa possível e muita água”. O paciente, segundo seu testemunho, emagreceu cinco quilos em cinco dias. A partir desse dia, diz Dukan, ele abandonou a neurologia e decidiu se dedicar à nutrição. Ao longo de 20 anos, foi fazendo testes com diversos pacientes do seu consultório, até elaborar um método que convenceu milhões de pessoas no mundo todo.
Sua primeira tentativa de divulgar suas teorias sobre o emagrecimento foram seus livros A Celulite em Questão (1970) e Emagrecer: A Arma Absoluta (1979), mas foi Não Consigo Emagrecer, publicado em 2000, que lhe deu notoriedade. Em apenas três anos, o livro se tornou um autêntico best-seller, que hoje acumula mais de 13 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Ao todo, publicou cerca de 20 títulos relacionados à perda de peso, que foram traduzidos em 26 idiomas. Em 2008, abriu um serviço de coaching via internet, que em três anos foi utilizado por 250.000 pessoas. Dukan chegou a propor uma modificação curricular no ensino médio na França para que os alunos que demonstrassem ter um índice de massa corporal adequado pudessem obter uma bonificação na prova de avaliação acadêmica.
Depois de bastante exaltada entre famosos, entre eles Catherine ( duquesa de Cambridge ), A dieta Dukan, como é conhecida mundialmente esse método alimentar, passou a ser duramente criaticada tanto por médicos como por quem não tem nada a dizer e apenas quer fazer barulho.
Dentre as principais criticas ouvidas tem sempre a de que a dieta é bastante restritiva e que por esse motivo faria um mal irremediável a saúde.
Minhas impressões

O que sei é que resolvi testar essa dieta, com acompanhamento médico e hoje com treze quilos a menos (queda essa que aconteceu em 5 meses!!!) posso falar de perto minhas impressões.
Não sou médica e tampouco nutricionista. O que sei é que com treze quilos acima do meu peso, minha vida não era nem de longe mais fácil que agora! 
Decidi pela dieta depois que tive um "ano difícil". Em 2014 tive um ganho expressivo de peso e nenhuma dessas dietinhas bobas de revista me soava como solucionadora dos meus problemas. Tudo me parecia difícil e sem respaldo, com alimentos estranhos e difíceis de encontrar.
Quando já no meu limite, sentido vergonha do meu corpo, coisa que nunca antes tinha me acontecido, conversei com uma amiga e ela me apontou o caminho. Pronto! depois daquele dia começaram as mudanças e tem vindos os frutos de alegria.
Muita gente, quando começou a perceber que eu estava emagrecendo, começou a "botar catinga" como dizem aqui na minha terra. Diziam que o Dukan era um irresponsável e que eu me arrependeria, sinceramente resolvi não dar ouvidos, fazer valer minha autenticidade e pisar fundo rumo a mudança.
Sempre quando me diziam que teria problemas por causa da dieta, eu respondia: Nunca vi banha livrar ninguém de nada. Nunca vi uma pessoa saltitando de feliz por ter se tornado obesa. Se minha dieta pode por um acaso vir a trazer algum problema controlável de saúde, o que eu sei com toda certeza é que gordura M-A-T-A!!!
Dieta, minhas amigas, é só mais uma coisa na vida que você vai querer fazer e vão tentar te atrapalhar.
Se você tem 10, 20, 30 ou mais quilos de banha te afastando da tua felicidade, vai lá e torra esse troço
Eu trabalho com moda (não sou modelo) mas ficava um pouco deslocada em ver tanta coisa linda que um dia me serviu, servindo apenas em meninas menos "cheinhas" pra mulher isso é complicado. Como emagrecer, fazia parte no meu projeto em aumento de felicidade, fui atrás disso.
Dukan me ajudou, e muito!!!!

Páginas que me ajudaram:
Blog Dietas e Receitas : Clica aqui
Esse blog tem diversas receitas distribuídas pelas fases e super ajuda na hora da falta de criatividade para cozinhar.
Projeto Dani Feliz : Clica aqui
A Dani resolveu ser feliz e um dos seus passou foi também fazer a Dukan. No blog tem dicas de receitas e coisas legais não só da dieta como de outros assuntos bem legais.
Vale o click!

Quero saber sua história!!!! Me conta nos cometários. Isso além de lhe lembrar do seu sucesso, pode ajudar outras pessoas.

Amanha tem: Minha rotina de exercícios
Bjos!!!

0 pitacos: