O desespecialista: O desprezo enquanto arma de sedução.


Essa semana, recebi um e-mail que não poderia ser mais comum...Vinha como tantos outros com a seguinte pergunta: "Porque amamos quem nos despreza e desprezamos quem nos ama?" Nossa, nem consigo explicar o quanto já pensei acerca disso. Sem sombra de dúvidas é uma questão daquelas cujas raízes são profundas. Depois de muito analisar, cheguei a uma conclusão que tentarei simplificar ao máximo por aqui. 
Alguns psicólogos, colocam como ponto de início desta questão a necessidade que tínhamos da aceitação por parte do nosso primeiro amor, nossos pais; devo deixar claro que não concordo muito com essa teoria, embora ela seja bastante respeitada no meio acadêmico. Não sei se perceberam ou se por algum motivo fizeram a relação. Trata-se de Freud.
Depois de ler bastante a respeito do tema, cheguei ao ponto que considero crucial. A pessoa que escreve uma pergunta como esta que citei está mais preocupada com o sintoma do que com a causa e por conta disso poderíamos filosofar e imaginar aqui as causas por horas e muito pouco teríamos feito.
O desprezo por si só, independente do motivo pelo qual isso acontece, nos prende quase que fatalmente a quem nos lança. Querer a atenção, o gostar de alguém e não tê-lo, funciona em nossa psiquê como um combustível que nos impulsiona a buscar mais e mais o objeto de nosso desejo, e quanto mais difícil nos parece, mais nos emprenhamos em buscá-lo. (Quem dera fossemos assim com assuntos mais práticos de nossas vidas...) O que nem sempre percebemos é que ao buscar incessantemente pela atenção de alguém, o colocamos como pessoa merecedora de nossa busca, ou seja, alguém mais importante do que nós mesmos. Isso gera um ciclo vicioso, no qual você demonstra que quer ser visto por alguém, mas a pessoa não te olha para continuar perpetuando a sua tentativa e a sensação de que ela é o centro de seu universo.
Quando você se encontrar numa situação como essa, só tem uma coisa a qual você pode e deve fazer: Aprender a lutar com as armas do seu opressor! Aprender a desprezar também.
Quando você se sente desprezado, acaba inconscientemente atraído a buscar mais atenção não é mesmo? Por que então acha que só você é assim? Os seres humanos, embora tão diversificados, tem sem dúvida pontos de intercessão entre si e esse é um deles.
Enquanto você despreza alguém, isso deve se dar de forma tão sutil que não lhe machuque, acredito que já deve estar ferida o suficiente pra ter chegado até aqui. Faça o seguinte e aos poucos:
*Busque relativizar a importância que a pessoa tem em sua vida;
*Tenha outros interesses;
*Tente conhecer,mesmo que virtualmente, outras pessoas;
*Aumente sem pechincha o seu amor próprio;
*Entenda por fim, que na vida é preciso ser forte, e conseguir desprezar quem te machuca vai ser bom pra você (quando parar de doer, é claro)
Quando nos fragilizamos, nos vitimizamos frente a alguém, aumentamos o poder que essa pessoa exerce sobre nós e ela passa a nos infantilizar. Nos achar bobas e por vezes até ridícula e carente demais. Isso reduz drasticamente os sentimentos que uma pessoa tem por você. É difícil amar o "coitado"! Sempre vamos preferir amar o herói ou a mocinha que por mais que tudo aconteça com ela, continua firme e forte. Essa é uma atitude digna do mulherão (ou super homem) que desejo do fundo do coração que você se torne. Seja feliz sozinho(a). Só quando não precisar de ninguém e não mendigar a atenção de ninguém, que todos os "alguéns" quererão se aproximar de você.

bjcas 

Maria Clara

3 comentários: